quarta-feira, 9 de março de 2011

Manual de Compras (Completo)

É raríssimo encontrar uma mulher que não goste de comprar, principalmente quando se trata de coisinhas pra gente Roupa/Sapato/Acessório/Make. Como nosso dinheito não cai do céu, é imprescindível seguir algumas regras básicas que vão nortear a hora das compras, que deve ser, sim, um prazer, mas também um ato responsável, combinado?
Então vamos lá.
Primeira regra: Ao contrário do que fazemos geralmente, é melhor ir sozinha para comprar. Deixe para passear com as amigas em outra ocasião. Se você não consegue, leve uma amiga, que conheça você muito bem e tenha uma noção básica de moda e estilo.
Segunda regra: Vá com tempo de sobra, evite horários de pico, vá vestida confortavelmente e tenha em mente o que precisa ou quer comprar. Em hipótese alguma saia desesperada à procura de uma produção para um evento dentro de algumas horas. Se esse for o caso, uma ocasião específica, programe-se e vá alguns dias antes. Ainda falando sobre a ocasião, uma dica é pesquisar antes na internet ou revistas de moda o que você tem em mente, assim já pensa no look completo (não vai esperar chegar na hora pra ver que não tem meia calça).
Terceira regra: Experimente tudo com calma, inclusive cintos sim senhorita, e olhe-se no espelho em vários ângulos. Se a roupa precisar de ajustes, pergunte na loja se você tem direito, nas boas lojas têm. Atenção gordinhas, não leve uma peça só porque serviu hein?
Quarta regra: Verifique se a peça escolhida não tem defeitos, como manchas, costura desfeita, falta de botões, etc. No caso de sapatos, verifique os dois pés.
Quinta regra: Não compre por impulso, se bem que me acho tão hipócrita fazendo tal afirmação, em se tratando de mulheres, mas dá sim, para treinar nossos olhos. Por exemplo, gostou muito de uma saia rodada de paetês? Dê uma voltinha antes de arrematar.
Sexta regra: O barato sai caro e é verdade. O valor de uma peça está na importância que ela tem pra você, na vida útil e no acabamento. Ou seja, se ela lhe cai bem, você adora e vai poder usar mil vezes (porque repetir roupa não é feio Não!), então vale a pena pagar mais caro do que uma roupa de departamento (nada contra) que você compra só por estar "na moda" e em promoção, essa palavra que nos leva à próxima regra.
Sétima regra: Sobre liquidações, sei da dificuldade feminina em resistir a isso. Mas, minhas queridas, é preciso ir com calma. Uma coisa é comprar um jeans "in sale", que é uma peça clássica, que nunca sai de circulação, outra coisa é você comprar a tal saia rodada de paetês. É uma coisa a se pensar. Lembrando que às vezes nem dá direito à troca.
Oitava regra: Desapegue-se! Para cada coisinha adquirida, escolha uma ou mais peças do seu armário para doação, mesmo que seja para uma amiga criativa que adora um brechó.


                 Ficam as dicas, logo logo um post especial sobre Compras Online!


2 comentários:

  1. Roberta amei ler este post !!! Já fui consumista compulsiva e sei qto vale uma compra mal feita !!! Beijos mil.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, pesquisei em dois livros que eu tenho de moda, e quis resumir, mesmo assim ficou longo. Eu mesmo vivia levando as amigas, hehehe. Beijinho!

    ResponderExcluir