quinta-feira, 17 de março de 2011

Entenda o Papanicolau!

É um exame ginecológico da citologia cervical. Mas o que significa isso?
Colhe-se uma pequena amostra de células da mucosa do colo uterino, através de uma 'escovinha' ou espátula, pelo canal vaginal. Essa amostra é analisada microscopica e morfologicamente por um Patologista, que procura por alterações (displasias cervicais).
Existe uma classificação dessas alterações, que vai de I a V. As duas primeiras Classes são consideradas normais. Já as demais indicam um dos seguintes problemas: Inflamações e Infecções, que podem ser indício de HPV (Papiloma Vírus Humano), Condiloma e até Tumores Benignos e Malignos - leia-se Câncer. É um exame de auxílio diagnóstico, ou seja, ele rastreia e aponta o que deve ser investigado e confirmado através de outros métodos como a Biópsia por exemplo. 
O importante é saber que é um exame simples, indolor e deve ser feito em toda mulher em idade fértil, anualmente. Está disponível em toda rede SUS, Convênios e Faculdades de Medicina. Mas muitas mulheres ainda não se submetem por medo, vergonha ou simplesmente desinformação.


5 comentários:

  1. Oi Roberta ,vim convidar você para participar e divulgar (caso ache interessante, é claro) a promoção que A DESIGNER DE JOIAS fez em parceria com a AMIGA DA MODA, pois divulgando você terá maiores chances de ganhar....
    Venha conhecer as Joias que fazem parte da promoção.....Espero por você!!!

    Amei seu Blog e já sou sua seguidora. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida, vou sim prestigiá-la, será um prazer. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Faço todo ano esse exame mas confesso que odeio !!! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Acho que estou acostumada pois também fico do outro lado da mesa. Então vejo com outros olhos. Mas é bom saber que uma pessoa esclarecida também tem seus medos né? Beijo Andréa!

    ResponderExcluir
  5. RO, faço anualmente, e odeiooooooooooooo, este e ultrassom pélvico, água demais me dá naúseas.
    Bjus

    ResponderExcluir